Guia na Internet
Guerreiro do Comércio
Fecomércio PR

Notícias FecomercioPR
  • Aluna do Colégio Sesc São José é nota máxima na redação do ENEM 12:15 - 17.02.2022

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou na última semana as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021. Mais de dois milhões de estudantes de 1.747 municípios brasileiros prestaram as provas. Foram testados os conhecimentos em redação; ciências humanas; ciências da natureza; linguagens, códigos, matemática e, as tecnologias de todas elas.

A curitibana Emily Moraes de Oliveira, aluna do Colégio Sesc São José, conquistou uma façanha. Ela foi uma dos dez alunos brasileiros que obteve a nota máxima na redação do ENEM 2021: 1.000 pontos.

Prática

Emily cursou todo o Ensino Fundamental em escola pública e quando soube do processo seletivo do Colégio Sesc São José entendeu ser uma oportunidade para aprimorar os estudos. Em 2019, ela resolveu fazer o ENEM como treineira e conta que na redação obteve apenas 580 pontos.

O resultado obtido foi um alerta para a estudante. ?Entendi e aprendi no colégio que eu precisava criar uma rotina de estudos e me organizar. Passei a fazer duas redações por semana?.

Ela revela que a prática e a leitura constante foram os segredos para escrever com desenvoltura o tema do ENEM 2021: ?Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil?.

Esforço

Em 2021, Emily cursava o terceiro ano do Ensino Médio pela manhã, trabalhava como aprendiz em um banco à tarde. À noite, após chegar em casa, estudava até a uma hora da manhã. Somente após estudar, Emily dormia para acordar às 6 horas da manhã. ?Todo o esforço valeu a pena. Tanto que se pudesse, eu faria o colégio novamente. Foi uma oportunidade única em minha vida.?

Próximos passos

Hoje, formada no Ensino Médio, com 19 anos, Emily inscreveu-se no Sistema de Seleção Unificada (SISU). Ela espera conseguir uma vaga no curso de Medicina, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Colégio Sesc São José

O colégio é resultado de uma parceria do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR com o Grupo Bom Jesus. Desde 2009, já formou dez turmas e tem possibilitado o acesso gratuito à educação inovadora e de qualidade.

Localizado no centro de Curitiba, o Colégio Sesc São José realiza anualmente o processo seletivo para que novos alunos possam usufruir da bolsa educacional integral do Ensino Médio, que além da mensalidade gratuita, oferta uniforme e material didático gratuitamente.

Outro diferencial do colégio é a qualificação para o mercado de trabalho. São ofertados, no contraturno, cursos  profissionalizantes ministrados pelo Senac PR.

Colégio Sesc São José

Praça Rui Barbosa ? Centro de Curitiba

Telefone: (41) 2105-5200 e (41) 3326-2350

O post Aluna do Colégio Sesc São José é nota máxima na redação do ENEM apareceu primeiro em Fecomércio PR.

• IV Concurso IRIP – Prêmio Fecomércio PR Projetos Senac PR ? divulga ganhadores 12:46 - 26.11.2021

A IV edição do concurso promovido pelo Instituto de Relações Internacionais do Paraná (IRIP), com o apoio da Fecomércio PR e Senac PR terminou. O instituto divulgou os ganhadores do concurso que teve como propósito estimular o desenvolvimento de projetos de alunos matriculados em cursos técnicos ou de ensino superior do Senac PR, que possam contribuir para gerar perspectivas internacionais e que sejam relevantes para promover as relações internacionais do Paraná.

Os trabalhos foram apresentados dentro dos temas: Enfrentamento da COVID-19 em região de fronteira, conscientização sobre higiene e etiqueta respiratória; Tendências e padrões internacionais para websites: das políticas de segurança aos recursos de navegação; Boas práticas de processos organizacionais em empresas multinacionais; A importância da segurança da informação em um mundo globalizado; Empregabilidade do profissional de gastronomia fora do Brasil; A diversidade de aplicativos e a aderência aos padrões globais de acessibilidade, e Tendências mundiais para o mercado de jogos para dispositivos móveis.

A premiação, para estudantes e orientadores, conta com diária no Hotel Sesc Caiobá, cursos e sessões de coach de desenvolvimento no Senac PR, além de uma quantia em dinheiro.

Premiados

O terceiro lugar ficou com a aluna do Senac em Apucarana, Jeniffer Aparecida Alves, que apresentou o trabalho ?Aprendizagem de Anatomia do Sistema Esquelético, Utilizando Gamificação?, orientada por Andressa Ferreira Alves Itiyama.

Em segundo lugar ficou a aluna de Curitiba, Luiza Donat Dolenga, com o trabalho ?A Acessibilidade Web está entre nós? Lista de Verificação dos Padrões Globais de Acessibilidade para o Jogo Digital Among Us?, orientada por Harry Rodrigues Jr.

E a vencedora do concurso foi a aluna de Londrina, Rosiane Francisca Pires da Silva, com o trabalho ?Disponibilidade e Proteção de Dados do Paciente em Regiões de Fronteira? e a orientação de Ligia Grecco Costa.

A cerimônia de encerramento do IV Concurso IRIP Projetos Senac acontecerá no dia 7 de dezembro, quando as vencedoras receberão os prêmios e serão entregues cinco menções honrosas não previstas no Edital, que a organização resolveu incluir devido à qualidade dos resultados.

O post IV Concurso IRIP – Prêmio Fecomércio PR Projetos Senac PR ? divulga ganhadores apareceu primeiro em Fecomércio PR.